Select Page

Uma em cada 10 Manicures podem estar infectadas com Hepatite

Uma em cada 10 Manicures podem estar infectadas com Hepatite

ALERTA! Pesquisa da Secretária de Saúde de São Paulo.

Manicures que não estão coma vacinação em dia podem ser infectadas por virus como Hepatites B ou C, doenças graves transmitidas pelo sangue. Alicates, espátulas e até lixas manipuladas por elas podem ser meios de contaminação.

Pesquisa com Manicures de São Paulo: 
– Todas as manicures usam os instrumentos em si mesmas.

– 85% delas não sabiam que o sangue infectado transmite as hepatites B e C.

– 74% não se vacinaram contra a hepatite B.

– 54% procuram esterilizar seus instrumentos em estufa, mas não o fazem na temperatura e no tempo adequados.

– 26% procuram esterilizar seus instrumentos em autoclave, mas não sabem usá-la corretamente.

– 8% aquecem os instrumentos em fornos de cozinha, o que não surte efeito esterilizador.

– Nenhuma lava as mãos entre um cliente e outro

%

não se vacinaram

AGORA RESPONDA 10 perguntas sobre VOCÊ!

1) Usa instrumentos em si mesma?
2) Sabia que o fluído ou sangue infectado transmite Hepatite B e C , mesmo sem ter tirado o famoso bife?
3) Está com as vacinas em dia?
4) Esteriliza em estufa, fornos de cozinha ou panela de pressão? Sabe a temperatura, tempo e forma correta?
5) Usa autoclave? Sabe usar corretamente?
6) Lava as mãos entre uma cliente e outra?
7) Leva a mão a boca sem querer?
8) Usa luvas e máscaras?
9) Usa materiais descartáveis?
10) Faz rodízio de esmaltes por 8h no mínimo?

Autoclave Sabemos que grande parte das manicures não dispõe de dinheiro para investir numa autoclave. Mas essa é a maneira mais segura para você e sua cliente ficarem protegidas. De acordo com o blog Cristógoli Biossegurança, a estufa não é mais aceita por trabalhar com a esterilização à seco, uma forma não uniforme de atingir os instrumentos.  Nesse link você poderá baixar o passo-a-passo para saber como funciona a esterilização em autoclave. 

Estufa A estufa não é mais aceita pela vigilância sanitária, por isso, em salões onde há fiscalização ela já está extinta, no entanto, manicures domiciliares, ou que atuam informalmente a usam em seus procedimetos diários. Veja como é seu funcionamento: Utilizando-se do calor seco, as estufas eliminam traços de contaminação. Mas há algumas recomendações para seu uso satisfatório: os materiais de metal, depois de lavados, devem ser colocados em estojos de alumínio ou aço inoxidável, tipo marmita; ou em envelopes próprios para esterilização em estufa. A lavagem e imersão em detergente enzimático são iguais ao processo da autoclave (baixe a cartilha acima para saber mais). Com relação aos alicates, suas pontas devem  ser protegida com papel alumínio, devendo ser retirado na frente do cliente. O tempo para esterilização deve ser contado a partir do  momento em que o termômetro longo do bulbo (mercúrio) atingir a  temperatura programada no termostato (botão do equipamento).  A temperatura adequada para garantir a esterilização eficaz é de 170ºC por 1 hora ou 160ºC por 2 horas. Outro detalhe importante é que a estufa não deve, de forma alguma, ser aberta durante o processo de esterilização. Quando isso acontece, a esterilização dos instrumentos é interrompida. 

Fonte: Com Informações do Blog Cristófoli, Blog Ikesaki e  Oliveira, ACDS; Focaccia, R. Survey of hepatitis B and C infection control: procedures at manicure and pedicure facilities in São Paulo, Brazil – Braz J Infect Dis 2010

Esterilização Química

Uma ótima opção para quem não possui estufa e autoclave é a Esterilização Química. Um método utilizado em diversos consultórios odontológicos e em outros ambientes hospitalares para a esterilização de instrumentos termo-sensíveis como mangueiras, lixas, brocas, etc. Este tipo de esterilização é indicada pela ANVISA com a utilização de produtos com alto nível de esterilização. Pesquisas em ambientes acadêmicos comprovaram a eficácia da esterilização também em instrumentos de inox e aço como alicates de cutículas e espátulas, tornando-se uma alternativa viável para clientes e profissionais da área de unhas no combate à transmissão de doenças como a Hepatite C e outras. O protocolo completo você encontra num E-book completo produzido pelo Guia Nails. Para adquirir acesse os links ou contatos abaixo:

E-BOOK - Esterilização Química

Investimento, 29,90 no depósito ou cartão de crédito

informações pelo WhatsApp de Atendimento da Escola Segredos de Manicure: 41 99755-7005 ou clique aqui para ir direto para o Whats.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brocas para Manicure Russa

Newsletter